quarta-feira, 22 de junho de 2011

Exposição D'Arte Química

11 Maio | 8 Julho
2ª a 6ª | 09:00h às 20:00h
Sala Multiusos 
Biblioteca da Faculdade de Cências e Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa
Monte de Caparica 
 
 
Elegeu-se este ano de de 2011 como o Ano Internacional da Química, sob o tema "Química - a nossa vida, o nosso futuro". Celebram-se as contribuições da Química para o bem-estar da Humanidade, assim como o centésimoaniversário do Prémio Nobel da Química para Marie Curie.
E se a Química foi das Ciências mais importantes para o melhoramento das condições de vida do nosso Planeta, dos fertilizantes aos medicamentos, dos combustíveis aos detergentes, será sem dúvida a Ciência sempre presente nos desafios que se apresentam para o futuro - energia, alimentação e pobreza, saúde.
Dentro das comemorações do Ano Internacional da Química na Biblioteca da FCT-UNL, pedimos a um conjunto de artistas que se expressassem sobre o Tema Química, usando materiais de base diferentes. 12 visões artísticas sobre a Química, 12 materiais diferentes, da pedra à lã, do vidro ao papel, da madeira ao ferro.
E porquê 12? Doze é um número especial na classificação dos elementos químicos. A unidade de massa com que se classificam todos os elementos do Universo é definida como 1/12 da massa do átomo de carbono com número de massa 12, contendo 6 protões e 6 neutrões no seu núcleo. E o carbono é o elemento essencial à Vida.
E foi há cerca de 12 dúzias de anos que esta classificação se começou a fazer.
João Sotomayor
Coordenador da Exposição


Se puder não deixe de visitar!

Sem comentários:

Enviar um comentário