sábado, 2 de julho de 2011

A química deu uma boa ajuda para permitir que uma fonte fosse uma fonte...





A escultura de bronze "Vénus e Cupido" foi desenhado por um artista italiano do século XVI para ser uma fonte. Ela está nos jardins da National Gallery of Art em Washington, mas durante muitos anos não pode ser uma fonte... tal aconteceu porque ao longo dos tempos esta escultura desenvolveu uma doença do bronze, corrosão autocatalítica, e para que a situação não se agravasse foi decidido desligar a água..
Curadores, conservadores, e o departamento de investigação científica do museu investigaram então o que se passava e tentaram encontrar uma solução, ou seja uma forma da água poder correr com segurança através da escultura de bronze.

Isso significou encontrar um pré-tratamento adequado para a água que flui através da fonte, já que muitas dos métodos tradicionais de tratamento de água não são apropriados para as situações em que ela está em contacto com obras de arte. Foi também necessário desenvolver processos para remover a corrosão e encontrar revestimentos impermeáveis adequados ​​para a escultura.
Estes problemas eram essencialmente de natureza química e para o sucesso do projecto foi fundamental o envolvimento de químicos ligados ao museu .

http://pubs.acs.org/cen/coverstory/7931/7931art.html

Sem comentários:

Enviar um comentário