quinta-feira, 28 de julho de 2011

A nossa química

O corpo humano é uma comunidade de cerca de 100 triliões de células envolvidas numa rede de processos químicos complexos e que contêm traços de todos os elementos químicos.O corpo de um adulto tem cerca de 60-55% de água (H2O), assim os elementos mais abundantes são o hidrogénio e o oxigénio, mas existem pequenas quantidades de elementos exóticos como o estrôncio e o urânio nos nossos ossos e ouro no fígado.

Um dos elementos químicos mais importantes do corpo é de carbono. É o principal componente de uma enorme variedade de moléculas diferentes que compõem as nossas células. A maioria dos tecidos do nosso corpo são formados a partir de amino-ácidos. Há 22 amino-ácidos diferentes envolvidos na química humana. Oito amino-ácidos são essenciais na nossa dieta, o corpo não pode produzi-los. Os amino-ácidos são as "peças" que se combinam para formar a estrutura base das diferentes proteínas que formam e fazem trabalhar as nossas células.


As proteínas são as máquinas moleculares que digerem os alimentos, combatem infecções, constróiem órgãos e movem músculos.Elas constituem a estrutura das células e tecidos, coordenam as suas actividades, e "orientam" as reacções químicas. As proteínas são essenciais para a vida.

As enzimas são proteínas que fazem trabalhos úteis por todo o corpo. As enzimas são catalisadores biológicos que facilitam determinadas reações químicas, aproximando as moléculas. O modo como a energia é liberada a partir da glucose para ser usada pelas nossas células depende da acção das enzimas.

O sangue é uma "sopa" química composta por uma mistura de células, nutrientes, hormonas, agentes de coagulação e resíduos num líquido aquoso chamado plasma. O oxigénio é transportado por todo o corpo no sangue, graças à metaloproteína hemoglobina.O ferro na hemoglobina torna as células do sangue vermelhas e cada molécula de hemoglobina contém 4 átomos de ferro, cada um capaz de se ligar a uma molécula de oxigénio.



Uma substância química fundamental do nosso corpo é o DNA (ácido desoxiribonucleico) - a molécula genética. O DNA é o livro de instruções para a construção das diferentes partes de uma célula e, em último caso do corpo. As cadeias de DNA estão organizadas na forma de uma escadote torcido chamado de "hélice dupla". Os degraus do escadote são construído apenas a partir de quatro sub-unidades constituídas por pares de 4 bases diferentes e produzem um padrão que armazena toda a informação genética (genes) necessários para formar uma nova pessoa e criar uma nova vida. Mais de 3 biliões de pares de bases formam o genoma humano - conjunto completo de genes para um ser humano.



As cadeias de DNA são tão pequenas, que poderiam caber 5 milhões delas através do buraco de uma agulha, mas se colocados topo com topo e desenroladas, o DNA de todas as suas células permitiria ir ao Sol e voltar 400 vezes!

Adaptado de: http://www.rsc.org/images/ChemistryCommunity_tcm18-47986.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário