terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Bolo Rei

Hoje é dia de Natal e a sugestão do Roteiro "Em Lisboa, à Descoberta da Ciência e da Tecnologia" do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, a última que lhe propomos, não podia deixar de ser o Bolo-Rei.
O bolo rei nasceu na Confeitaria Nacional, sendo a sua receita secreta seguida rigorosamente desde meados do séc. XIX. Foi inspirado no gâteau des rois, cuja receita, trazida de França pelo filho do fundador, foi modificada por vários mestres confeiteiros.
Sabia que em 1911, depois da proclamação da República, houve uma proposta em sessão parlamentar para alterar o seu nome para bolo república?
A massa do bolo rei é levedada por ação de um fermento que é um micróbio vivo - a levedura Saccharomyces cerevisae - identificada e estudada por Pasteur no séc. XIX. Num processo chamado fermentação, que ocorre na ausência de oxigénio, a levedura alimenta-se dos açúcares existentes na massa do bolo e produz o gás dióxido de carbono, responsável pela sua leve textura, etanol e muitas outras substâncias que conferem ao bolo um sabor e aroma de fazer crescer água na boca.

Sem comentários:

Enviar um comentário