quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Quer um fruto madurinho? Meta-o num saquinho!

Voltamos agora ao tema inicial desta série de posts, o facto de se colocar um fruto verde, juntamente com um fruto maduro, dentro de um saco para que este último amadureça mais rapidamente.  Já começa a desconfiar da razão, não?


Ao colocarem-se os frutos em sacos de papel fechados consegue-se que o amadurecimento seja mais rápido, devido à concentração do etileno que vai desencadear e acelerar o processo. Juntar-lhe frutos maduros pode ajudar, porque estão numa fase em que libertam muito etileno. O saco deve ser de papel para ser suficientemente permeável, permitindo a saída do dióxido de carbono gerado pelo fruto e a entrada de oxigénio, essencial para o processo de amadurecimento e, também, porque, na ausência de oxigénio, a fruta fermenta. Se o saco for de plástico tem ainda o inconveniente de reter a humidade que a fruta liberta na sua respiração, o que pode originar o desenvolvimento de bolores. 

Tendo tudo isto em conta, é então uma boa opção comprar bananas ainda verdes, que se aguentam melhor durante o transporte, e usar o tal truque do saco de papel. Não será o ideal, mas vai certamente obter uma boa banana, doce, aromática e com uma boa textura. Sem ter de esperar, sentado, à sombra da bananeira.

4 comentários:

  1. esse processo de amadurecimento tambem resulta com as romãs?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, com a romã não. Não amadurece fora da planta. É um fruto não-climatérico.

      Eliminar
  2. Minhas laranjas não madura que eu Faso pra elas madura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será isto que acontece?

      http://umaquimicairresistivel.blogspot.pt/2011/08/laranjas-maduras-nem-sempre-sao-cor-de.html

      Eliminar