domingo, 3 de abril de 2011

O que é um E na lista de ingredientes de um alimento? Que perigos podem trazer à nossa saúde?

A letra E seguida de 3 números é o código de um determinado aditivo alimentar. Indica  ainda que essa substância foi aprovado para uso alimentar por uma entidade Europeia competente (daí o E). Ou seja, após vários anos de testes e estudos, essa entidade concluiu que à luz do conhecimento actual, o seu consumo não causa danos à saúde humana. Esta avaliação determina também a quantidade em que essa substância pode ser usada com segurança.
Garantidamente? Sim, no estado actual da Ciência. Na verdade, o uso e possíveis efeitos de cada aditivo alimentar continuam a ser monitorizados e, caso se venha a constatar que se justifica nova avaliação, ela será feita. A Ciência, felizmente, nunca está parada e vai sempre evoluindo e fazendo novas descobertas.

Para saber mais sobre como ler um rótulo e o que são os E, sugerimos-lhe:

2 comentários:

  1. Então os Es não são propriamente maus para a saúde, pois não?
    Se são testados e aprovados não devem ser nocivos.

    ResponderEliminar
  2. à luz do conhecimento actual, e nas quantidades em que é suposto serem usados, não serão prejudiciais. Mas os efeitos poderão variar de uns para outros. Agora, por exemplo, no caso dos conservantes, podia ser bem mais perigoso se não estivessem lá.

    ResponderEliminar