quinta-feira, 28 de abril de 2011

As feromonas das formigas

Tal como muitos outros insectos,  as formigas comunicam entre si com o recurso a feromonas. Nas formigas esta forma de comunicação é muito complexa e bem organizada.
Já reparou que quando uma formiga encontra alimento, muitas outras a seguem, seguindo exactamente o mesmo percurso?

Quando uma formiga encontra comida deixa um rastro de uma dada feromona no caminho de volta para o formigueiro, e esse é seguido por outras formigas que para lá se dirigem, seguindo exactamente esse caminho, pois é ele que está delineado pela feromona. Mais, no caminho de regresso elas vão reforçando essa marcação libertando mais feromona. Quando o alimento acaba, as formigas não libertam feromona no regresso e o cheiro acaba por se dissipar. 

Quando um caminho estabelecido para acesso a uma fonte de comida é bloqueado por um obstáculo, as formigas abandonam-no para explorar novas rotas. Logo que uma é bem sucedida, o caminho é de novo marcado com feromona e assim toda a colónia de formigas fica a conhecê-lo. 

As formigas usam feromonas para comunicar outras coisas para além do caminho para o alimento. Por exemplo, usam-nas para anunciar uma situação de perigo.  Se esmagar uma formiga, ela emitirá uma feromona  cujo cheiro será detectado pelas antenas das outras formigas e que o interpretarão como um sinal de perigo e agirão de acordo com a situação. 

Mas as formigas são bem mais espertas do que pensamos, para confundir inimigos, várias espécies de formigas também usam feromonas, que os fazem lutar entre si.

Uma sugestão, veja este vídeo:

 


1 comentário:

  1. Olá,

    Escrevo porque estou interessada em realizar intercâmbios de links com a sua página web que trata da mesma temática que a minha. Eu poderia te oferecer um link em diferentes páginas.
    Escreva-me se estiver interessado. (joana.seo.portugal@gmail.com)
    http://umaquimicairresistivel.blogspot.com/2011/04/as-feromonas-das-formigas.html

    ResponderEliminar