quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Estamos em plenos Jogos Olímpicos... é tempo de falar de química e de desporto.



Estamos em plenos jogos olímpicos e todos acabamos por ver alguns desportos. Já reparou certamente que alguns atletas, em particular os que praticam ginástica e levantamento de pesos, põem na pele um pó branco. O mesmo fazem as pessoas que praticam escalada.
Sabe o que é esse pó branco e porque se aplica? O objectivo é remover a humidade da transpiração e tornar a pele menos escorregadia. Há alguns anos esse pó era a mesma substância do giz que usamos para escrever, era CaCO3, obtido de calcite mineral natural. Esta é uma rocha sedimentar que se forma em zonas marinhas profundas pela acumulação gradual de placas muito pequenas de calcite produzidas por micro-organismos chamados cocolitóforos. Um bom exemplo destas rochas são as Falésias de Dover de que já falámos.
Actualmente,  na maior parte dos casos, esta substância foi substituída por outra, também um pó branco e macio, com propriedades muito semelhantes, o carbonato de magnésio - MgCO3. O carbonato de magnésio pode ser extraído da natureza onde ocorre como um mineral,  ou produzido através de uma série de processos químicos. O carbonato de magnésio tem muitos outros usos, por exemplo, em pastas de dentes, na composição de extintores de incêndio, em cosméticos,  como  agente de secagem e até como laxante.

Sem comentários:

Enviar um comentário