terça-feira, 30 de agosto de 2011

Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos

Estes compostos, que se sabe serem cancerígenos, são formados durante processos de  combustão incompleta  ou incineração de matéria orgânica, na sequência de fogos florestais ou erupções vulcânicas, assim como resultado de processos industriais ou outras actividades humanas, incluindo o processamento e preparação de alimentos. 

Os PAHs  (polyaromatic hydrocarbons) são produzidos pelo aquecimento de hidratos de carbono e gorduras a temperaturas altas (acima de 500ºC). 

Constituem importantes fontes de contaminação de alimentos preparados por processos industriais que envolvam fumagem, aquecimento e secagem que permitam um contacto directo entre os produtos de combustão e os alimentos e também durante a preparação de alimentos em casa (grelhados, ou outros processos  idênticos - tostar, torrar, assar, etc).
 
- Produtos fumados (salmão, bacon, enchidos) têm teores de 5 p.p.b.


-Carne grelhada (barbecue) - frequentemente atingem 100 p.p.b.  (gordura que pinga nas brasas e queima é a principal fonte). De facto, os grelhados podem não ser tão saudáveis como por vezes pensamos.
Compreende agora uma das vantagens dos grelhadores verticais, em que nada pinga nos elementos de aquecimento? 

4 comentários:

  1. Rapaz que HPA´s são esses? Carbono com 6 ligações? Vamos rever nossos conceitos!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pela observação.

    Tem toda a razão.Com a pressão de "1 post por dia" usei uma imagem que tinha (já não consigo identificar a fonte) e não a conferi convenientemente. Já substitui por uma imagem que fiz.

    Mais uma vez obrigada e já está corrigido.

    ResponderEliminar
  3. qual é o nome do autor?

    ResponderEliminar