quarta-feira, 18 de Maio de 2011

Cremes e loções

A pele é um orgão complexo que evolve o nosso corpo. É mesmo o maior orgão do corpo humano, constituíndo 15% do peso corporal.

 (imagem reditada de: http://www.afh.bio.br/sentidos/sentidos10.asp)

A camada exterior da pele chama-se epiderme. Esta, por sua vez, está dividida em duas partes: células mortas no exterior (camada córnea), e células vivas por baixo, que continuamente substituem as células da camada córnea à medida que estas são eliminadas.

A camada córnea é composta principalmente por uma proteína fibrosa e resistente chamada queratina. A queratina liga-se a água e o seu conteúdo de humidade é normalmente 10%. Se este valor desce abaixo dos 10% a pele fica seca e começa a escamar. Acima de 10% de humidade, criam-se condições ideais para o desenvolvimento de micro-organismos que podem causar problemas. Assim, a pele tem mecanismos para manter a humidade nos valores ideiais. Por exemplo, por secreções gordurosas produzidas pelas glândulas sebáceas.

Contudo a exposição ao sol e ao vento secam a pele e as lavagens muito frequentes removem as secreções gordurosas que protegem a pele e também contribuem para que esta fique seca. Assim, temos frequentemente que "ajudar" a pele a manter os valores desejáveis de humidade. Para isso existem inúmeros cremes e loções que são aplicados nas células mortas da camada córnea.

Uma loção é uma emulsão de de pequenas gotas de uma substância gordurosa dispersas em água. Já um creme, é uma emulsão de pequenas gotas de água dispersas  numa substância gordurosa. Para que se formem estas emulsões é necessária a presença de emulsionantes que podem ser de origem vegetal ou mineral, e têm a capacidade de fazer com que todos estes ingredientes se combinem. Estes são moléculas com duas partes, com características distintas, uma que "gosta de água" (hidrofílica) e outra que "gosta de substâncias gordurosas e foge da água" hidrofóbica.


O componente essencial de cremes e loções é a substâncias gordurosa que forma uma camada protectora sobre a pele. Podem ser óleos minerais (obtidos a partir do petróleo) ou gorduras e óleos obtidos de animas ou plantas (por exemplo azeite). Para além desta componente gordurosa, de água e dos emulsionantes, os cremes e loções ainda contêm perfumes, corantes, ceras e outros componentes.

Por exemplo, é comum ler nos rótulos que contêm lanolina, uma cera obtida da lã das ovelhas. Na ovelha a sua função é proteger o pêlo e a pele da ovelha, por exemplo "impermeabilizaando-os" e impedindo que o pêlo fique muito ensopado em água. Já na nossa pele a sua função pode ser comparada à das secreções sebáceas naturais, protegendo e repondo sebo perdido com as agressões diárias por sabões e detergentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário