terça-feira, 25 de setembro de 2012

Peixinhos-da-horta

Para incentivar à descoberta dos mercados de Lisboa, aqui fica mais uma sugestão do Roteiro "Em Lisboa, à Descoberta da Ciência e da Tecnologia" do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.

 Os apetitosos peixinhos-da-horta, de peixe nada têm. O seu nome deriva provavelmente da sua semelhança com pequenos peixes fritos. Feitos com feijão-verde cozido, passado por um polme (mistura de farinha com ovo e água) e fritos, os peixinhos-da-horta tanto são um tradicional acompanhamento lisboeta, como também um bom petisco.
Aventure-se! Experimente fazê-los… É uma boa desculpa para visitar os mercados de Lisboa, como o famoso mercado da Ribeira. Mas damos-lhe um conselho: não deixe o óleo da fritura atingir uma temperatura muito elevada, porque isso provoca a alteração da sua estrutura molecular, formando-se substâncias prejudiciais para a saúde. Já agora, sabia que a tempura foi introduzida na cozinha japonesa por missionários portugueses? Provavelmente foram os simples peixinhos-da-horta que estiveram na origem deste popular prato japonês.

Sem comentários:

Enviar um comentário