domingo, 29 de julho de 2012

A Química e os Jogos Olímpicos


Para comemorar os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, investigadores no Reino Unido sintetizaram uma molécula formada por cinco anéis interligados a que chamaram Olimpiceno por se parecer com o símbolo olímpico.



A molécula foi sintetizada por Anish Mistry e David Fox da Universidade de Warwick,  mas foi Graham Richards, ex-presidente do departamento de química da Universidade de Oxford e membro da Royal Society of Chemistry que teve a idéia de sintetizar esta molécula para comemorar os Jogos Olímpicos.
 
Em colaboração com investigadores da IBM, que em 2009 foi pioneira no desenvolvimento da técnica de microscopia de força atómica sem contato para obter imagens de moléculas individuais, conseguiram obter a imagem da molécula sintetizada que mostra a estrutura formada por anéis ligados entre si que lembram os anéis olímpicos. 



Quando questionado relativamente às aplicações desta molécula, o Prof Richards disse que moléculas deste tipo poderão eventualmente ter uso comercial, mas que acima de tudo o objectivo foi atrair o  interesse pela química, através da ligação às Olimpíadas, e que espera que a maior contribuição do Olimpiceno seja interessar mais jovens em estudar química. 

Fonte: http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-18206015

Sem comentários:

Enviar um comentário