segunda-feira, 30 de julho de 2012

Em Lisboa, à Descoberta da Ciência e Tecnologia - Sabores da Cidade

O Pavilhão do Conhecimento lançou uma série de roteiros genericamente designados "Em Lisboa, à Descoberta da Ciência e Tecnologia".


O roteiro mais recente (e em que colaborámos) denomina-se Sabores da Cidade e é assim apresentado:


Os sabores de Lisboa baseiam-se nos produtos locais e no jeito próprio de os trabalhar, mas também no que trouxeram aqueles que aqui aportaram. Lisboa sempre foi um ponto de encontro de gente vinda de todo o país ou dos quatro cantos do mundo, trazendo consigo novos hábitos e culturas. Mas foi também daqui que partiram para o mundo sabores e técnicas gastronómicas bem portugueses, de que são exemplos a tempura e o bolo kasutera japoneses, prováveis descendentes dos nossos peixinhos da horta e do pão-de-ló.
Todos os pratos têm a sua ciência e muitas vezes exigem uma mão experiente que nem sempre se apercebe da semelhança do seu trabalho com a de um químico no laboratório, produzindo emulsões, extraindo aromas, concentrando soluções ou convertendo uns compostos noutros. Falar dos sabores de Lisboa é também falar dos processos físicos e químicos que os tornam possíveis e tão apetecíveis. Afinal, a culinária é uma arte com muita ciência.

http://www.pavconhecimento.pt/noticias/index.asp?id_obj=1628

Sem comentários:

Enviar um comentário